terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

8# - Os melhores lançamentos do mês de Janeiro 'Nacionais e Americanos' (Rúbrica semanal por João Moura)


O oitavo post que faço para o Spot-do-Drez, junta a oitava e nona semana que estou ligado ao blog. 
A partir de agora, irei dedicar os posts a resumir o que, na minha opinião, valeu a pena ouvir durante a semana que passou. Sejam vídeos, músicas ou álbuns e mixtapes.

Nesta semana irei falar apenas de EP’s, mixtapes ou álbuns lançados durante todo o mês de Janeiro, fazendo algo como um resumo do que mais gostei de ouvir.


Nacionais
Durante o mês de Janeiro, todos os projectos nacionais que foram lançados, e fizeram ou fazem parte da minha playlist, por coincidência são gratuitos.



RealPunch - #FromHellgarveWithLove (EP)
Desde o lançamento do primeiro single “Esquecer Para Lembrar”, que já tem videoclip, que achei que este EP ia valer a pena.
“Passas do Algarve”, que ao que parece foi muito bem recebido por terras algarvias, e “Lápis Azul” são também temas a ter em conta. No geral gostei deste EP e ao que parece vêm mais a caminho…
Link: http://realpunch.kimahera.com/




Jackpot – Free_Estilo (Mixtape)

É um mc que, na minha opinião, o que o diferencia dos restantes é mesmo o facto de ter um estilo muito próprio e inconfundível. Algo que faz falta no nosso país, são MC’s que se distingam dos restantes pela sua originalidade.
As mixtapes gratuitas de Jackpot têm sempre temas com qualidade. Ainda assim, o número de faixas é um pormenor que geralmente não me costuma agradar, pois acabam por haver sempre algumas com menos qualidade e que destoam do resto.
Link: http://www.mediafire.com/?19e57ecthb91exr


GROGNation – Mixtape Dropa Fogo (Mixtape)

Depois de ouvir, no ano passado, a mixtape “Segunda Vaga” destes rapazes da zona de Mem Martins, reconheço que achei que talento não faltava a este grupo. Na verdade essa primeira mixtape não me cativou muito, mas em “Dropa Fogo” sem dúvida que notei evolução. Aqui temos um projecto sólido e bem feito por este grupo que compõe a nova geração do nosso país.
O único pormenor que não me agrada tanto é a escolha de instrumentais para esta mixtape. Sendo que grande parte dos instrumentais são conhecidos, pode levar ao desinteresse ao ouvi-la. O que é certo, é que a criatividade em cima dos instrumentais de cada MC equilibra muito bem o resultado final.
Link: http://www.mediafire.com/?koy0su9eb7zqrh2

Capicua – Capicua Goes West (Vol.2) (Mixtape)


Uma das mc’s mais activas durante o ano de 2012, que lançou um dos meus álbuns nacionais preferidos durante o mesmo ano.
Todos se lembram do êxito da mixtape “Capicua Goes Preemo”, certo? Bem, este é o segundo volume, todo rimado em cima de beats de Kanye West e ainda com 3 participantes, todas do sexo feminino: M7, Tamin e Eva.
Fica apenas uma crítica, que tem também a ver (como na mixtape de GROGNation) com a escolha de instrumentais. Mas, com instrumentais do Kanye, tinha de ser assim.
Link: http://www.capicua.pt/


Stray – Coraçãozinho de Satã (Álbum)

Assim como a mixtape da Capicua, o segundo álbum de Stray saiu no último dia do mês e, assim como o anterior lançado em 2011, mostra que Stray continua a inovar e a trazer projectos que marcam pela diferença. 
É por isso mesmo que este projecto tem que fazer parte da lista do que mais gostei no mês de Janeiro, mesmo com meia dúzia de audições.
“Tragam arroz doce que o pudim já esta na mesa”.
No entanto, penso que Stray tinha capacidade para nos trazer letras mais bem conseguidas em alguns temas.
Link: http://straymj.bandcamp.com/


Internacionais
Visto que falei apenas de cinco projectos nacionais, vou fazer o mesmo com os americanos. Como foi difícil reduzir a lista para cinco, deixo no final um pequeno texto com outros projectos que poderia ter mencionado.


A$AP Rocky – LongLiveASAP (Álbum)
O álbum saiu oficialmente a meio do mês de Janeiro mas, encontrava-se disponível na net desde o dia 15 de Dezembro.
Um projecto muito bem conseguido. Rocky é dos MC’s mais falados nos últimos largos meses no panorama de rap americano.
Apesar de estar longe de ser bom liricamente, é dos MC’s com mais criatividade em cima de instrumentais da actualidade. Excelente e exímio na escolha de instrumentais e com um tipo de sonoridade única. “LongLiveA$AP” é um bom projecto, mas na minha opinião, nunca terá o impacto que a sua mixtape teve em 2011.



MC Eiht – Keep It Hood (EP)
Talvez dos projectos que tive mais dificuldade em colocar nesta lista, mas o facto de um MC com mais de 20 anos de carreira ainda me conseguir cativar na audição do que lança, faz este projecto valer a pena.
“Keep It Hood” é um EP todo produzido por Brenk Sinatra e é ainda um aperitivo para o álbum colaborativo do MC com DJ Premier “Which Way Iz West”.
Confesso que o que mais me cativou a esperar ansiosamente por este EP e agora pelo álbum, foi a participação de Eiht na minha faixa preferida do álbum “Good Kid M.A.A.D. City”.


Milo – Things That Happen at Day/This That Happen at Night (Duplo EP)
Milo lançou dois EP’s no mesmo dia. Na foto à esquerda podem ainda ver as duas capas de que, pessoalmente, gosto bastante.
Estes EP’s não serão o tipo de projectos que grande parte dos ouvintes de música rap terão facilidade em ouvir/gostar. Ambos os EP’s são bastante calmos e recheados de rimas complexas. Milo mostra-se como o nerd MC que é, nestes projectos que são totalmente produzidos por TTHAD, que encaixa perfeitamente no estilo de Milo. Apesar de ser um rapper praticamente desconhecido por cá, recomendo sem dúvida.


Pro Era – PEEP: The aPROcalypse (Mixtape)
O último projecto da crew Pro Era de Joey Bada$$, que conta com a participação do falecido Capital STEEZ, é mais um que nos mostra que realmente estes jovens vieram para ficar.
Sempre com o tipo de sonoridade característica dos anos 90, esta mixtape está recheada de bons temas, tais como “Like Water”, “Run Or Fly” ou “Last Cypher”, por exemplo.
A mixtape é gratuita no site Datpiff. Para além de Joey e do falecido STEEZ, após ouvir esta mixtape, reforço mais uma vez o nome de CJ Fly como MC e de Chuck Strangers como produtor/MC.



Super Helpful – The Help (EP)
Este é mais um projecto que traz a crew PRO Era ao barulho.
Super Helpful é formado pelos membros da crew Pro Era (de Joey Bada$$), Chuck Strangers e Kwame 3000, e ainda pelo produtor Lee Bannon (que produziu o tema que juntou Bada$$ a Ab-Soul há poucas semanas).
Apesar de, no geral, gostar do desempenho dos três membros deste grupo neste EP, dou destaque ao produtor Lee Bannon, que esteve bastante bem em todos os instrumentais e levou este projecto de apenas 15minutos para outro nível. Outro lançamento a ter em conta durante o mês de Janeiro.


Outros lançamentos:
Raekwon lançou também o seu EP “Lost Jewelry” que não me conseguiu convencer. O mesmo aconteceu com a mixtape “Wrath Of Caine” de Pusha T ou do leak do álbum de Joe Budden que, na minha opinião são projectos banais.
O álbum de Alexander Spit "A Breathtaking Trip to That Otherside", foi também uma agradável surpresa no decorrer deste mês.
Gostava ainda de mencionar o lançamento dos álbum de Oh No “Disrupted Ads”´, que ouvi apenas duas ou três vezes e ainda não me cativou mais do que isso, o EP do produtor The Purist de nome “Tr-iLL”, com boas participações e excelentes instrumentais, e a mixtape do jovem DyMe-A-DuZiN que, apesar de pouco ou nada me ter marcado, revela um excelente potencial deste jovem que irei com certeza seguir.
Ocorreu ainda mais um lançamento pela label Melo Music Group por parte de Uptown XO, com o seu álbum "Colour de Grey", um bom projecto ao qual ainda não tive tempo de dar a atenção devida.
Para terminar gostava ainda de mencionar o novo álbum de Brotha Lynch Hung de nome “Mannibalector” que apesar de não ser o tipo de rap com que mais me identifico, a partir de um dos temas do álbum, “Stabbed” com Tech N9ne, levou-me a ouvir um projecto bastante sólido que poderia estar nas cinco escolhas em cima, não fosse um projecto que saiu apenas hoje dia 5 de Fevereiro. 

João Moura

Sem comentários: