terça-feira, 8 de janeiro de 2013

5# - Os melhores produtores de rap no ano 2012 (USA) (Rubrica Semanal por João Moura)


Visto que três dos primeiros quatro posts que fiz para o blog foram dedicados ao melhor do ano 2012, decidi começar o este ano fechando este tipo de posts mencionando os que, na minha opinião, foram os melhores produtores de rap durante o ano que passou.

Hit-Boy
Faz parte da equipa de produtores da G.O.O.D. Music de Kanye West e é um nome a ter em conta nos próximos anos sem dúvida nenhuma. Uma estrela em ascensão que chegou mesmo a lançar um álbum gratuito durante o ano, intitulado “HitStory”. Apesar de o álbum não ter sido um dos pontos altos do ano, temas como “East VS West”, “Jay-Z Interview” e “Old School Caddy”, este último com a participação de Kid Cudi, são temas a ter em conta.
 Temas como, “Niggas In Paris” (em 2011), “Goldie” e “1 Train” de A$AP Rocky, “Clique” e “Cold” da compilação Cruel Summer e “Backseat Freestyle” de Kendrick Lamar são alguns exemplos que tornam Hit-boy um “hit maker” dos tempos modernos e dos melhores produtores da actualidade.

Harry Fraud

É outro produtor que chegou ao topo durante o ano de 2012. O seu estilo de instrumentais é inconfundível e dos que mais me agrada ouvir. Os rappers para quem costuma produzir não são de todo os que mais me agradam, mas é daqueles produtores que, com uma colaboração num projecto, consegue mesmo “brilhar” mais que o próprio mc.
Podem pegar no exemplo do EP gratuito “Cigarrete Boats”, com Curren$y, em que o próprio Harry Fraud consegue levar o projecto para outro nível com instrumentais muito bons.
Temas como o “Bird On a Wire” que junta Action Bronson a RiFF RaFF mostram bem o que este produtor tem para dar.
Os nomes de rappers a quem está afiliado são bastantes, os instrumentais lançados este ano também, há muito por onde pegar. Um nome a ter em conta.

Young Chop

O produtor oficial do jovem Chief Keef, que é um rapper que, na minha opinião, não tem nada a acrescentar ao rap dos dias de hoje. Apenas mais um jovem com temas desinteressantes nas suas músicas e um flow pouco ou nada convincente.
Mas Young Chop é um produtor, também jovem, de enorme qualidade. Responsável por todos os temas de sucesso de Chief Keef, como “I don’t like” ou “Love Sosa”, começa agora a abrir horizontes e a produzir para rappers com mais experiência e nome no movimento.
Qualidade inegável, talento e vontade de trabalhar fazem de Young Chop um nome que vai ser ouvido durante os próximos tempos e, provavelmente, estará por detrás de projectos muito esperados este ano pelo público de rap nos Estados Unidos.
Mesmo sem trabalhar com o tipo de artistas que mais gosto de ouvir, há que reconhecer que existe qualidade no trabalho deste jovem de apenas 18 anos.


Alchemist
É o primeiro e único desta lista que dispensa apresentações. Um ano recheado de bons projectos e boas colaborações fazem de Alchemist o produtor que mais gostei de ouvir em 2012, sem dúvida.
Ficam para a história do ano de 2012 o seu álbum “Russian Roulette” recheado de bangers e boas participações, o álbum colaborativo gratuito com Domo Genesis (da Odd Future) que tem temas como “Elimination Chamber” que foi para mim dos melhores do ano, o álbum também gratuito em conjunto com Action Bronson “Rare Chandeliers”, um projecto sem dúvida a ter em conta e que merece ser ouvido.
Contam-se ainda participações em projectos com Oh No (Gangrene), o EP de Hodgy Beats, o álbum e mixtape de Prodigy, álbuns de Roc Marciano, Sean Price ou ScHoolboy Q.
Um grande ano de Alchemist, que parece ter continuação uma vez que já esta confirmado o lançamento do álbum com Evidence (grupo Step Brothers) de nome “Lord Steppington” a ser lançado pela Rhymesayers. 

El-P
El-P voltou ao activo em 2012. Depois de ter lançado o seu
último álbum em 2007, ou dos projectos clássicos que produziu nos primeiros anos do novo milénio, como por exemplo o álbum de Company Flow ou Cannibal Ox, havia muita gente a esperar pelo regresso de El-P, seja como produtor ou como mc.
A verdade é que este voltou em grande. Produziu um dos álbuns do ano na minha opinião, o álbum “R.A.P. Music” de Killer Mike foi produzido em uma semana e, para além de uma colaboração de luxo com El-P na parte instrumental, todo o álbum está recheado de boas letras e métricas por parte de Killer Mike. Os dois cumpriram da melhor forma o que lhes era pedido.
Quanto ao álbum de El-P, que o próprio confessou que demorou anos a ser construído, é sem dúvida dos projectos mais bem produzidos dos últimos tempos, é levado mesmo ao pormenor. É bom saber que ao fim de tantos anos El-P continua a ser dos melhores produtores no activo e que tem ainda nomes de rappers jovens e com trabalho para mostrar, tais como Mr. MFN eXquire ou Despot.


É ainda importante mencionar alguns nomes que poderiam também fazer parte desta lista que não deixaram de ter o seu papel importante no ano que passou:
·       Mike Will Made It – Seria um nome praticamente certo na lista. Comparo-o um bocado ao Young Chop, não pelo tipo de instrumentais mas sim pelo tipo de rappers que gosta de trabalhar.
·       Clams Casino – Provavelmente o meu produtor preferido. Num ano mais activo teria lugar certo em qualquer post do género.
         T-Minus – Em ascensão, o seu maior “hit” foi o tema “Swimming Pools (Drank)” de Kendrick Lamar
·       Scoop Deville – De volta ao activo e em grande forma, já conta com projectos paralelos colaborativos com outro tipo de músicos, responsável pela produção de temas como “Poetic Justice” ou “The Recipe” valeram-lhe um novo contrato com a Warner Bros.
·       Flying Lotus – “Duality” do seu alter-ego Captain Murphy é um projecto brilhante no que toca a produções de FlyLo.
·       Roc Marciano – Grandes participações em álbuns, o seu próprio álbum “Reloaded” fala por si.
·       Chuck Strangers – Jovem produtor da crew Pro Era de Joey Bada$$, terá a sua altura de aparecer. O tipo de instrumentais que nos relembram o rap dos anos 90 são muito bem-vindos.
·       J.U.S.T.I.C.E. League – Incontornável nome nos últimos largos anos de rap, dispensa apresentações. Mais um ano recheado de grandes temas.

      João Moura
      NOTICIAS PT-US

Sem comentários: