domingo, 16 de dezembro de 2012

2# - 10 Músicas de Rap internacional 'Americano' (Rúbrica Semanal por João Moura)

10 Músicas de Rap internacional (Americano) que preencheram o meu dia-a-dia em 2012.

Á semelhança do post feito na semana passada (10 músicas de rap nacional) decidi que o tema desta semana iria ser idêntico, mas com temas de rap feito nos Estados Unidos.
Posso dizer que esta semana tive a tarefa ainda mais dificultada e que a minha lista inicial estava em cerca de vinte faixas que fui eliminando até chegar às dez seguintes:

1 – Chum – Earl Sweatshirt – O ano em que o jovem Earl (de apenas 18 anos) voltou - depois de ter estado numa escola terapeuta para jovens de risco em Samoa - foi na minha opinião o ano em que melhor mostrou que é mais do que um mero membro da crew de Tyler, Odd Future. Basta ouvirem, por exemplo, músicas como Oldie (a única que Earl entra na mixtape da crew) ou participações em álbuns como o de Domo Genesis ou na mixtape “Duality”, de Captain Murphy. “Chum” fala essencialmente de o pai de Earl o ter deixado quando este tinha apenas 6 anos e o vídeo oficial é recente.
http://www.youtube.com/watch?v=FCbWLSZrZfw

2 – Survival Tactics – Joey Bada$$ e Capital Steez – Ambos fazem parte da crew Pro Era, mas é no Joey  e na sua mixtape “1999” que me queria focar mais. Considero o tema “Survival Tactics” o melhor da mixtape, e Joey Bada$$ um dos mc’s a ter em conta para os próximos anos, visto ter apenas 17 anos.

3 – Tick, Tock – Pusha T, Raekwon, Joell Ortiz e Danny Brown – O tema faz parte da banda sonora do filme “The Man With Iron Fists” realizado por RZA, que terá estreia em Portugal no ano de 2013. A primeira versão desta música foi das primeiras da banda sonora a ser lançada, mas um mês depois, quando foi lançada oficialmente, lembro-me perfeitamente de estar a ouvi-la e, quando a música parece terminar (como na primeira versão), entra Danny Brown. Facilmente se tornou uma das músicas que mais gostei de 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=_1471AIFWus

4 – Grown Up - Danny Brown – Danny Brown é um dos MVP do ano de 2012, mesmo sem ter lançado nenhum álbum ou mixtape. Lançou apenas um EP com o seu grupo Bruiser Brigade. “Grown Up” conta ainda com um dos melhores vídeos de música feitos em 2012, na minha opinião. Vejam que vale bem a pena.

5 – Blessed – ScHoolboy Q e Kendrick Lamar “Blessed” é uma das músicas que compõe o álbum “Habbits & Contradictions”, de ScHoolboy Q. Podia ter escolhido outro tema deste álbum, mas desde a primeira audição que considero este o meu favorito. É algo mais sério/ mais calmo em relação aos que postei anteriormente, mas é das melhores músicas de rap que ouvi nos últimos anos.
http://www.youtube.com/watch?v=l9bsJ7oGokg

6 – Mercy – Kanye West, Big Sean, Pusha T e 2Chainz – Esta música não tem nada a ver com as outras nove, mas até aquele ouvinte de knowledge rap mais quadrado, tem que ter sempre espaço para uma música ou outra de festa. Escolhi o Mercy porque foi das músicas que mais ouvi durante o Verão, sejam com os amigos ou até mesmo em festas (sim, cheguei mesmo a ouvir até em discotecas). Por isso, penso que faça todo o sentido que esta música faça parte desta lista.

7 – Illuminate – Ab-Soul e Kendrick Lamar – “Control System” era daqueles álbuns que esperava há largos meses. Depois de ter lançado o álbum “Longterm Mentality”, era a derradeira hipótese para Ab-Soul se tornar num dos melhores mc’s da actualidade, ou ser apenas mais um a batalhar. O que é certo é que o álbum lançado este ano é dos melhores dos últimos anos e Ab-Soul um rapper sem medo de novos desafios. “Illuminate” também poderia fazer parte da mesma lista, mas em relação aos últimos 5 anos, sem problema.

8 – Between Friends – Captain Murphy e Earl – Esta música faz parte da mixtape “Duality”, que acabou por ser das mixtapes que mais gostei em 2012, apesar de ter sido lançada há relativamente pouco tempo. É produzida por Flying Lotus que, depois de algumas semanas de mistério, revelou ele próprio ser Captain Murphy. Um projecto que começou com o lançamento desta mesma música através do canal AdultSwim e do programa de singles semanais lançados no site, acabou por se tornar muito mais do que um single e tornou-se numa mixtape fora do vulgar com um vídeo adicional também fantástico.

9 – Hip-Hop – Nas, Scarface e DJ Premier – É, para mim, um hino dos tempos modernos à cultura Hip-Hop. Consegue juntar nomes como Nas e Scarface e conta ainda com uma ajuda de DJ Premier no refrão. Deve dizer-se que esta conexão foi feita por DJ Khaled (de quem, pessoalmente, não aprecio o seu trabalho) e produzida por outro grande nome, J.U.S.T.I.C.E. League e é o grande (e único a par da música que junta K.R.I.T. a J.Cole e a Lamar) momento do álbum “Kiss The Ring”.

10 – M.A.A.D. City – Kendrick Lamar e MC Eith – Seria inevitável meter um tema do álbum de que mais esperava o lançamento este ano, do mc que mais me tem impressionado nos últimos anos. Cada ano que passa Kendrick Lamar supera-se a si próprio e parece que este foi mesmo o ano que o catapultou para o topo. Depois do lançamento do “Section.80” (o meu álbum preferido de 2011) e das constantes participações em músicas ao longo dos 14 meses que separaram os dois lançamentos, Kendrick é sem dúvida o melhor mc da actualidade.
Escolhi o tema “M.A.A.D. City” devido ao facto de ser o meu tema preferido deste álbum. Eu sei que poderia ter escolhido qualquer outro, mas já há largos anos que não ouvia uma música típica da West Coast como esta. Há muito por onde pegar, desde os 2 instrumentais que completam os versos de Lamar e MC Eith, ou até mesmo o verso final da música (o mesmo que Kendrick rimou no Cypher deste ano), que é dos meus preferidos do álbum. Um álbum que marcou o ano de 2012. 


Um obrigado a quem leu, e não deixem de dar a vossa opinião seja aqui no blog Spot-do-Drez ou na página Rap Noticias (PT-US) no facebook.

João Moura

Sem comentários: